Um peixe criado para salvar vidas

Inovar também é perceber soluções simples para problemas complexos. O médico e inventor canadense Cristopher Charles inovou fazendo exatamente isso!

Seis anos atrás ele viajou para o Camboja, no sudeste asiático. Lá, se deparou com péssimas condições de vida, beirando, inclusive a desnutrição. As crianças tinham peso e altura inferiores aos padrões comuns para a idade e, em alguns casos, tinham déficits cognitivo. Já os adultos sofriam com dores de cabeça e tinham dificuldades de concentração.

Foi então que Christopher teve uma daquelas ideias simples e geniais. Você já deve ter ouvido falar que cozinhar com panela de ferro ajuda a combater a anemia. Pois bem: ele criou um peixinho de ferro a ser colocado na panela junto com os alimentos para ajudar a suprir o déficit desse mineral.

No mundo, aproximadamente 2 bilhões de pessoas têm anemia por deficiência de ferro. Essa é uma doença que pode provocar a morte.

É muito fácil resolver este problema. Basta haver o consumo diário de vitaminas e nutrientes necessários. Mas, infelizmente, os habitantes dos países mais pobres não têm acesso a uma alimentação adequada.

“Basta adicionar este peixe durante a preparação de qualquer refeição e deixar a panela ferver por, pelo menos, 10 minutos”, recomenda Christopher. Mais de metade dos habitantes do Camboja que usou este peixinho não teve problemas com anemia durante os últimos 12 meses.

Mas este genial médico canadense ainda não se sente satisfeito. Por que não levar o peixinho de ferro para outros países onde a anemia é um problema?

 

Originalmente publicado em: https://incrivel.club/ e http://www.oversodoinverso.com.br/medico-cria-um-peixinho-para-evitar-anemia/