Smart Work

Design Sprint

O que é Design Sprint?

Um Design Sprint da Innovster é um processo de quatro dias para solucionar rapidamente grandes desafios, criar novos processos e estratégias ou melhorar os existentes. Ele comprime potencialmente meses de trabalho em alguns dias.

Por quê utilizar um Design Sprint?

Não é mais suficiente ter um “bom produto, processo ou estratégia”, você precisa ter o produto certo, o processo certo, a estratégia certa. Design Sprints são a maneira mais rápida de descobrir se vale a pena desenvolver ou remodelar algo, se um novo recurso vale o esforço ou se a sua proposta de valor é realmente válida. Não invista meses, invista uma semana.

Nós usamos Sprints para projetar soluções para o setor de saúde, atuando desde farmacêuticas multinacionais como Pfizer, TEVA e Bristol-Myers Squibb, até orgãos como o Fórum Econômico Mundial. Nossos clientes adoram os Design Sprints porque eles substituem o trabalho de tentar adivinhar a resposta para um problema por um progresso real e tangível que, passo a passo, leva o time a uma solução substancial.

Como funciona um Design Sprint?

O Design Sprint é essencialmente um processo de criação intenso de 4 dias. No primeiro dia, trabalhamos pessoalmente com você, nosso cliente, para definir diversas possíveis soluções e o escopo da semana. O dia 2 é sobre a decisão de quais hipóteses devem seguir em frente e serem testadas. O dia 3 trata da construção rápida de um protótipo de alta fidelidade, que é testado com usuários reais e stakeholders no dia 4.

Mas qual é exatamente o resultado?

O resultado de uma semana de Design Sprint é uma solução, com um protótipo de alta fidelidade, testado por usuários/stakeholders reais e com informações claras sobre onde ir a seguir.

O que acontece após um Design Sprint?

Depois de extrair informações reais dos usuários/stakeholders para orientar seus próximos passos, tomar decisões se torna muito mais fácil, pois você obteve respostas e sabe se sua ideia realmente resolve o desafio.

Dessa forma você utilizou apenas uma semana, e não meses, para testar se a solução criada terá sucesso ou fracassará, permitindo que você invista os recursos mais pesados da companhia apenas em ideias testadas e com alta chance de sucesso, ou melhor ainda, impede que vc gaste tempo e dinheiro com uma ideia que estava destinada a fracassar.

Você ainda pode usar um segundo sprint para iterar e polir a idéia, aproximando-a muito da implementação final, ou usar o protótipo para vender a ideia e desenvolver ainda mais o conceito.

E por quê escolher a Innovster?

Trabalhando com a Innovster, você está conectando sua empresa a uma máquina de facilitação de workshops bem lubrificada, que você normalmente encontraria apenas em empresas como o Facebook ou o Google. Trabalhamos sempre com as metodologias testadas e em uso pelas empresas mais inovadoras do mundo, sempre otimizadas para os desafios reais. Vamos além do que se encontra nos livros.

A Innovster desenvolve estratégias, processos e projetos junto com as melhores empresas do Brasil e do mundo. Se você precisa resolver um problema a partir do zero, melhorar drasticamente alguma parte do seu negócio ou dar à sua equipe um pontapé inovador, a Innovster tem a solução. Para saber mais, entre em contato e marque uma reunião.