FOLHA dE SÃO PAULO

IMPRENSA

Aproximando Startups e explorando o mercado de assinaturas

DESAFIO

Como se manter relevante num mercado em completa transformação digital?

Nos últimos anos vimos inovações digitais transformando completamente os mercados tradicionais de mídia. De fato, temos diversos cases, como os aplicativos de streaming: Spotify, Deezer, Apple Music, entre outros, os quais praticamente acabaram com a venda de mídias físicas (CDs). Ademais, Netflix e YouTube também quebraram um monopólio de conteúdo em vídeo, que antes estava na mão apenas das produtoras e emissoras de TV, além de deixarem a compra e aluguel de DVDs apenas para colecionadores. 

Logo, nesse cenário, um dos mais antigos jornais do país está vendo o consumo de notícias em papel perder espaço para os veículos digitais. Embora seu portal online de notícias seja um dos mais acessados, a forma de se vender assinaturas também vêm migrando para o universo das telas de computadores e celulares. Portanto, estar em conexão com a vanguarda desse movimento é de suma importância.

SOLUÇÃO

Startup Day

Quando se fala de vanguarda, no universo corporativo, não existe melhor sinônimo do que STARTUPS! De fato, nada melhor para a Folha do que entrar em contato com empresas que nasceram no meio digital e têm por objetivo escalar o número de assinaturas exponencialmente. Para tanto, a Innovster organizou um meet up dos funcionários da Folha com três startups. 

As escolhidas: Home Shave Club, startup que funciona no modelo de clube de assinaturas de lâminas de barbear, entregando lâminas de alta qualidade na casa de seus clientes. Looke, serviço de streaming brasileiro que oferece todo tipo de conteúdo audiovisual nas modalidades aluguel, compra e assinatura, com um acervo de mais de 15 mil vídeos. ViBe – Viva Bem, solução corporativa de engajamento e inteligência em saúde e bem-estar ajudando as empresas que assinam seus planos a reduzir: sinistralidade do plano/seguro, absenteísmo, presenteísmo, e turnover. Abrindo o encontro também realizamos uma palestra sobre como uma grande empresa pode ter a agilidade de uma startup.

0
Startups
líderes no mercado de assinaturas
0
Horas de meet up
...e olha que o programado eram só 3!

RESULTADOS

O primeiro passo em direção à inovação

Ao final do meet up com as Startups, os funcionários estavam cheios de perguntas e uma sessão que deveria durar 3 horas se estendeu por mais quase 2 horas além do programado. De fato, o intuito desse encontro era proporcionar um primeiro contato dos funcionários da Folha com esse mundo ágil e lean das startups. Logo, deixamos o mosquito da inovação picá-los à vontade. Os próximos passos incluem introduzir as principais ferramentas de inovação no arsenal da Folha, a fim de alavancar cada vez mais suas assinaturas.