ABRAFARMA

VAREJO

Desenhando o futuro do setor de farmácias através de novas tecnologias

DESAFIO

Como estimular os CEOs e Diretores das maiores redes de farmácias do Brasil a adotarem a Inovação Aberta e assimilarem novas tecnologias?

Convencer mentes brilhantes, que estão no topo da cadeia de comando das grandes empresas, de que eles podem pensar diferente e ir além, nunca é uma tarefa fácil. Olhar para o futuro: esse é o objetivo do ABRAFARMA Future Trends, maior evento do varejo de medicamentos do Brasil. Quando fomos procurados pela ABRAFARMA, o desafio na mesa era desenvolver um projeto para sensibilizar os executivos dessas redes sobre Inovação Aberta, mostrando não somente as vantagens desse modelo de Inovação, mas também oferecendo oportunidades de negócios imediatas com Startups de Varejo.

Play Video

SOLUÇÃO

Innovation Cup

Era ano de Copa do Mundo, e nada melhor do que uma boa e velha competição para prender a atenção dos mais de 400 espectadores depois de uma agenda recheada de conteúdo de qualidade. Selecionamos 5 tecnologias capazes de revolucionar o varejo de medicamentos e trouxemos 2 startups líderes para cada um dos segmentos. Com tecnologias para logística, se apresentaram Rappi e Send 4; com Realidade e Prateleiras Virtuais, se apresentaram Win Win e Aqua; com Inteligência Artificial, se apresentaram Ubots e Neomode; e finalmente, com Tecnologias de Saúde e Bem-estar, apresentaram-se ViBe – Viva Bem e Dr. Sintomas.

Mas um painel com 10 startups não era o suficiente para demonstrar o potencial de inovação que essas empresas teriam ao se aproximarem de Startups e de fato realizarem inovação aberta. Por isso a Innovster realizou também um estudo das Startups e Inovações disponíveis para o setor de varejo e Saúde, além de apresentar o panorama internacional das grandes aquisições de Startups por gigantes varejistas como Wall-Mart e Wallgreens.

 

0
Startups
realizando seu pitch trazendo inovações para o varejo
0
Oportunidades de negócios
mapeadas e entregues na pesquisa
0
Espectadores
tomadores de decisão das principais redes de farmácias brasileiras
0%
De Match
com o Businees de Farmácia, dentre as Startups mapeadas

RESULTADOS

Negócios gerados e mais inovação nas farmácias

Geração de novos negócios é a finalidade de qualquer feira e, para o Innovation Cup não foi diferente. Muitas das startups que se apresentaram, hoje, têm parceria e contratos com as redes de farmácias presentes no evento. Em nossa experiência como consultoria de inovação, palestras e workshops sempre são a porta de entrada para implementar uma nova forma de pensar ou uma nova ferramenta como a Inovação Aberta, mas após certo tempo esses discursos começam a ficar repetitivos e não entregam resultados. Nesse momento, é preciso oferecer a oportunidade de experimentar na prática o conceito, é preciso dar a chance de um projeto piloto acontecer. E foi justamente nesse timing que o Innovation Cup aconteceu, apresentando para as empresas certas, as tecnologias que teriam impacto imediato em seu negócio.